Férias no Ceará

Um estado de muito sol e belas praias

O Ceará é conhecido por suas belas praias e por seus dias mais longos e ensolarados que duram o ano inteiro, fazendo deste um dos principais destinos turísticos do País. A Praia do Futuro é a mais famosa e visitada da capital cearense e a quinta do Brasil. Além disso, suas águas são próprias para banho, o que atrai não só turistas, como também famílias que moram na cidade.

Com mais de 570 quilômetros de litoral, o estado entrega muito mais do que o visitante vem buscar. Além das praias e do sol, tem artesanato de qualidade, com redes, trançados de cipó e carnaúba e renda de bilro, resultado da mistura da cultura indígena com técnicas europeias trazidas pelos colonizadores. A religião, outro traço forte do povo cearense, abre caminho para o turismo no sertão. Juazeiro do Norte desperta a curiosidade com os milhares de devotos espremidos em torno da gigantesca estátua de Padre Cícero, considerado milagreiro.

Perto de 2,5 milhões de turistas por ano – o mesmo número de habitantes da cidade – escolhem passar as férias. E parece que todo mundo marca encontro na Praia do Futuro, a melhor orla urbana. A 35 quilômetros da capital, para o oeste, seu passeio de jangada está garantido na Praia do Cumbuco, com águas calmas e muito vento, o que atrai o colorido dos praticantes de kitesurfe. Essa turma foi descobrir na linda praia de Flecheiras, no município de Trairi, outros bons ventos para se soltar no mar puxados por pipas.

Outro destino bastante desejado no litoral do estado é Jericoacoara, com dunas para passear de bugue e ver o pôr do sol, mar verdinho, vila charmosa e a Lagoa de Jijoca ali perto, para descansar nas redes dentro d’água. Como beleza nunca é demais, vale a pena avançar até Camocim, a 87 quilômetros de Jeri, para chegar a algumas das mais extraordinárias praias cearenses, Tatajuba e Maceió, com tudo que estava na sua lista dos desejos: mar, dunas brancas, coqueiros, lagoas. Para arrematar, mas aí com acesso só de bugue ou 4×4, Barra dos Remédios, onde as águas do rio se encontram com o mar – deserta e deslumbrante.

Descubra o Ceará

Conheça mais sobre um dos estados mais bonitos do Brasil!

Receba novidades em seu email